domingo, 23 de novembro de 2014

O meio do caminho (em 23.11.2014)


Hoje fazem exatamente 3 meses que saí do Brasil. E faltam exatamente 3 meses para eu chegar no Brasil.
E nessa data respondo ao que minha mãe sempre me pergunta desde que pisei aqui: “e você acha que está valendo a pena?”
Sabe, mãe, não foi exatamente fácil percorrer o caminho até aqui. Resolver tudo por conta própria, procurar casa, abrir conta, mexer com documentação de imigrante, fazer mudança, fazer compras, cozinhar, jogar lixo fora, arrumar casa, lavar louça, lavar roupa, ir para a faculdade, se virar para entender o italiano nas aulas. E ainda ter tempo para descansar, para conversar com família e amigos e, claro, para passear a viajar. Rs.
Tem sido tudo muito intenso e ao mesmo tempo os dias têm passado devagar.
É claro que em vários dias desses 3 meses quis voltar correndo para casa e largar tudo aqui (principalmente naqueles difíceis dias em que adoeci). Mas logo o desespero passa. Piso no centro de Roma, visito museus, faço uma viagem, passeio com meus amigos, e tudo fica lindo novamente.
Então, mãezinha, respondendo à sua pergunta: sim, está valendo a pena. Fique despreocupada. Minha voz de choro ou minha carinha de cansaço no Skype às vezes quer dizer apenas que amo vocês e sinto muita saudade. Mas que eu sei que logo estarei de volta para viver e aprender e rir muito com vocês também.
Por enquanto, vou ficando por aqui. Vivendo dia após dia, me adaptando, crescendo, rindo, chorando, me divertindo, passeando, estudando. Estarei aqui, enfim, fazendo valer a pena. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário